Como VR e AR (METAVERSO) estarão treinando a força de trabalho nas empresas

Alguns cenários são impossíveis de recriar de maneira realista no treinamento. Um cirurgião estagiário pode ler todos os livros que ele gosta em medicina e observar outros cirurgiões realizando procedimentos, mas nada disso lhe dará uma verdadeira sensação de como é na sala de cirurgia.

Realidade Virtual - Multimedia Design StudioAs ocupações com alto índice de periculosidade são igualmente difíceis de simular, com a maioria dos simuladores de 2D que não conseguem dar uma sensação realista e de envolvimento imersivo. Esta limitação apresenta um grande obstáculo para as empresas envolvidas em atividades como a extração de recursos subaquáticos, e é uma maneira de explicar as taxas de mortalidade historicamente elevadas em tais indústrias.

Atualmente, no entanto, a tecnologia está oferecendo duas novas soluções: realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Os benefícios do treinamento de VR e AR

Essas duas tecnologias são muitas vezes confundidas, mas há diferença entre elas. Enquanto a realidade virtual cria uma simulação totalmente imersiva, a realidade aumentada adiciona rótulos, legendas e outras sobreposições úteis à visão de um usuário sobre seu ambiente.

A tecnologia VR provou uma grande vantagem para as indústrias de saúde e prospecção de recursos. Em 2014, as companhias de petróleo começaram a usar essa tecnologia para treinar trabalhadores da plataforma petrolífera. Onde anteriormente eram usadas apresentações do PowerPoint para enfatizar a importância da segurança, as empresas agora poderiam colocar seus funcionários no cerne dos procedimentos. Os cuidados de saúde seguiram o exemplo, e os hospitais estão usando a tecnologia VR para orientar os profissionais através de procedimentos como ressuscitação cardiopulmonar e inserção do cateter Foley.

Em ambas as indústrias, os formandos podem usar VR para praticar habilidades essenciais sem colocar vidas em risco. Ao deixar de lado os manuais e as folhas de informações, os formandos também têm uma melhor chance de manter a informação. A importância da aprendizagem experiencial tem sido reconhecida há muito tempo em muitas profissões, mas agora a pesquisa sugere que ela ajude com o aprendizado mais abstrato.

Com os usuários capazes de fazer o treinamento e medir o progresso em seu próprio ritmo, os sistemas VR e AR ajudam também na concentração e foco dos participantes na atividade em questão. Então, por que essa tecnologia não foi amplamente adotada?

Desafios atuais

O custo provou ser um dos principais impedimentos. Os dispositivos VR atualmente custam mais de US $ 3.000 por unidade, mas esta situação está começando a mudar à medida que mais fornecedores entram no mercado.

O Facebook e a Samsung recentemente se associaram para oferecer um sistema VR para consumidores. A Microsoft lançou o HoloLens, um dispositivo AR que pode trazer o design assistido por computador e diagramas de fabricação assistidos por computador para ajudar os engenheiros a aumentar sua produtividade. E o Google anunciou o relançamento do seu produto AR Glass, agora renomeado como "Project Aura". Com a empresa também lançando um sistema VR barato - Google Cardboard - é claro que o custo do treinamento de VR e AR em breve irá cair drasticamente.

Claro, nenhuma tecnologia pode fornecer uma experiência verdadeiramente imersiva, pois eles só afetam dois dos nossos sentidos - visão e audição - e, portanto, apenas dão uma idéia limitada do ambiente circundante. Mas isso deveria ser um obstáculo? Não.

Adoção da tecnologia pelas empresas

As áreas de prospecção e saúde estão entre as indústrias mais “táteis” e, no entanto, ambos abraçaram essa tecnologia. Outras indústrias estão agora seguindo o exemplo. Quatro equipes da NFL empregam atualmente a tecnologia para ajudar a analisar e melhorar suas peças, bem como simular as de seus oponentes.

A General Motors é outro adotante inicial, usando o Google Glass para treinar os trabalhadores das fábricas em tempo real e fornecer feedback imediato, com os usuários que vêem as técnicas corretas em seu dispositivo do Google enquanto executam tarefas. O treinamento está sendo redefinido quando as pessoas começam a realizar operações complexas no campo com tecnologia AR criando informações contextuais e procedimentos operacionais adicionais.

Na Alemanha, a Deutsche Bahn AG utiliza a tecnologia VR para ajudar no recrutamento. Os futuros funcionários têm a oportunidade de experimentar o trabalho antes de se inscrever, ajudando a dar à empresa uma vantagem em um mercado competitivo. A empresa também acredita que a realidade virtual irá ajudar os funcionários mais velhos, dando-lhes uma amostra do local de trabalho do futuro e, portanto, melhor prepará-los para novos desafios.

E na Austrália, a AGL Energy Limited vê uma série de possibilidades para a tecnologia VR. A empresa o usa para dar aos novos trabalhadores uma prévia de como será a dinâmica na empresa, bem como para fornecer aprendizado e desenvolvimento de escritórios além de aulas de segurança no local.

Com uma ampla gama de aplicações de treinamento de funcionários, é claro que a tecnologia VR e AR será importante para a empresa corporativa do futuro. A tecnologia está se tornando cada vez mais econômica do que os mecanismos tradicionais, e já é muito mais realista. As empresas inovadoras que procuram obter uma vantagem competitiva fariam bem em adiantar seus rivais, fazendo a transição para treinamento de VR e AR.

Fonte: venturebeat.com
K.R. Sanjiv é diretor de tecnologia da Wipro, uma empresa global de tecnologia da informação, consultoria e terceirização. Ele tem mais de 25 anos de experiência em TI corporativa, incluindo consultoria, desenvolvimento de aplicativos e desenvolvimento de tecnologia abrangendo múltiplos segmentos da indústria e áreas de tecnologia.